( 37 Votes )

Frases de Platão - Coletânea de pensamentos e frases de Platão

Frases de Platão

Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.

 

Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.

 

Saiba mais sobre Platão.

 

Neste artigo trazemos de forma estruturada as frases de platão. Acesse nossa coletânea de frases e pensamentos de Platão e saiba mais sobre este filósofo.

 

Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo. (Frases e Pensamentos de·Platão)

 

"De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Onde não há igualdade, a amizade não perdura". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua." (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"A necessidade que é a mãe da invenção". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"As grandes naturezas produzem grandes vícios, assim como grandes virtudes". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"A admiração é própria da natureza do filósofo; e a filosofia deriva apenas da estupefacção". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"É esta força que mantém sempre a opinião justa e legítima sobre o que é necessário temer e não temer, que chamo e defino coragem". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

Frases de Platão sobre o amor

 

"O que ama é, de certa maneira, mais divino do que o objeto amado, pois possui em si divindade; é possuído por um deus". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"É pelo amor que o homem se realiza plenamente". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

Frases de Platão sobre a justiça

 

"Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"O bom juiz não deve ser jovem, mas ancião, alguém que aprendeu tarde o que é  a injustiça, sem tê-la sentido como experiência pessoal e ínsita na sua alma; mas por tê-la estudado, como uma qualidade alheia, nas almas alheias". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"No imposto profissional o justo paga mais e o injusto menos, sobre o mesmo rendimento". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Quem critica a injustiça fá-lo não porque teme cometer acções injustas, mas porque teme sofrê-las". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

Frases de Platão sobre sabedoria

 

"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"O livro é um mestre que fala mas que não responde". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo, porque tem que dizer alguma coisa". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"São muitos os que usam a régua, mas poucos os inspirados". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Buscar e aprender, na realidade, não são mais do que recordar". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"O homem retrata-se inteiramente na alma; para saber o que é e o que deve fazer, deve olhar-se na inteligência, nessa parte da alma na qual fulge um raio da sabedoria divina". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

Frases de Platão sobre a vida

 

"Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Uma vida não questionada não merece ser vivida". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Vivemos no mundo do irreal onde tudo o que vemos é somente uma sombra imperfeita de uma realidade mais perfeita". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Os olhos do espírito só começam a ser penetrantes quando os do corpo principiam a enfraquecer". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"A paz do coração é o paraíso dos homens". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Tudo quanto vive provém daquilo que morreu". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Só os mortos conhecem o fim da guerra". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objectivos que os levam a fazer aquilo que fazem". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"A orientação inicial que alguém recebe da educação também marca a sua conduta ulterior". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"O cansaço físico, mesmo que suportado forçosamente, não prejudica o corpo, enquanto o conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Não é preciso que a bondade se mostre; mas sim é preciso que se deixe ver". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"A velhice é um estado de repouso e de liberdade no que respeita aos sentidos. Quando a violência das paixões se relaxa e o seu ardor arrefece, ficamos libertos de uma multidão de furiosos tiranos". (Frases e Pensamentos de Platão)

 

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz". (Frases e Pensamentos de Platão)


Biografia de Platão

Biografia de Platão - Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. um ano após a morte do estadista Péricles. Seu pai, Aristão, tinha como ancestral o rei Codros e sua mãe, Perictione, tinha Sólon entre seus antepassados...

Veja o artigo completo em: Biografia de Platão


Amor Platônico de Platão

O conceito/significado de Amor platônico tem origem na grécia onde o filósofo Platão acreditava na existência de dois mundos: o das idéias, onde tudo seria perfeito e eterno, e o real, que por ser finito e imperfeito não passa de mera cópia mal-acabada do mundo ideal...

Veja o artigo completo em: Amor Platônico


Conhecimentos de Platão

A filosofia de Platão recebeu inúmeras interpretações não só devido a sua complexidade, mas por apresentar diversas etapas, em especial no que se refere à evolução das soluções que deu à teoria das idéias...

Veja o artigo completo em: Conhecimentos de Platão


Alegoria da Caverna de Platão

Alegoria da Caverna de Platão - Imagine um grupo de pessoas que habita o interior de uma caverna subterrânea, estando todas de costas para a entrada da caverna e acorrentadas pelo pescoço e pés, de sorte que tudo o que vêem é a parede da caverna...

Veja o artigo completo em: Alegoria da Caverna de Platão


Teoria das Idéias de Platão

Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a sensível e a inteligível.


O conhecimento sensível ocupa-se dos objetos sensíveis que são para Platão imagens das ideias; o conhecimento inteligível volta-se para os modelos dos objetos sensíveis, ou seja, as ideias.

Veja o artigo completo em: Teoria das Idéias Platão


Livros e obras de Platão

Ao estudarmos as obras de Platão o primeiro cuidado que devemos ter é com a distinção, por vezes algumas obras são atribuídas a ele erroneamente...

Veja o artigo completo em: Livros e obras de Platão


Curiosidades de Platão

Platão, cujo verdadeiro nome era Aristócles (em homenagem ao seu avô), nasceu em 428-7 a.C e morreu em 348-7 a.C. Estas datas são bastante significativas:o nascimento ocorreu no ano seguinte ao da morte de Péricles; a morte, dez anos antes da batalha de Queronéia que assegurou a Filipe da Macedónia a comquista do mundo grego...

Veja o artigo completo em: Curiosidades de Platão




Artigos Relacionados