( 124 Votes )

Nell

nell


Nell Gênero: Drama
Nell Direção: Michael Apted
Nell Ano de produção: 1994
Nell País de produção: Estados Unidos
Nell Duração: 115 min

 

 

NELL: SOBRE O FILME:

    O filme conta a história de uma mulher que é criada por sua mãe em uma floresta isolada de qualquer tipo de civilização. Sua mãe, uma heremita que sofrera um derrame, morre, deixando Nell sozinha no mundo. Ao ficar sabendo da existência de uma "mulher selvagem", um médico da cidade, resolve estudar o comportamento de Nell e se admira com o modo com que ela consegue garantir sua sobrevivência mesmo estando isolada de qualquer outro ser humano.

Outro fator que chama a atenção do médico, é a linguagem que Nell desenvolveu para se comunicar. Ele percebe que na verdade não se trata de um dialeto totalmente desconhecido, e sim de um tipo de inglês um tanto destorcido, provavelmente ensinado por sua mãe incapacitada. O médico não é o único a tomar conhecimento da existência de Nell. A psicóloga Dra. Olsen também resolve estudar o comportamento de sua "paciente".

    A justiça por sua vez, concede ao médico e a psicóloga três meses para que a jovem seja observada na floresta e após este período o futuro de Nell será decidido em um julgamento.

    Durante o filme, as opiniões dos dois profissionais quanto ao destino de Nell são divergentes. Olsen acha que Nell deve ser levada a uma clínica para ser internada e estudada por profissionais do ramo da psiquiatria (pois acredita que Nell tenha problemas mentais). Já o médico acredita que Nell pode se virar muito bem sozinha e que não necessita de um tratamento, pois apenas a convivência com outras pessoas é o suficiente para que Nell desenvolva um comportamento considerado "normal".

   Nell havia tido apenas o exemplo da mãe e da irmã, na criação de sua personalidade, da linguagem, da visão do mundo exterior e sua visão do bem e do mal, por isso, Jerry e Paula decidem proporcionar a Nell uma experiência do mundo civilizado, levando-a à cidade. É só a partir da experiência do novo mundo (contato com o diferente) que Nell poderá saber qual mundo será melhor para ela.


    Após o prazo estipulado pelo Juiz as partes interessadas voltam ao Tribunal onde acontecerá  o julgamento que decidirá o futuro de Nell: viver em sociedade, “aprendendo as coisas grandiosas que lhe foram negadas pela mãe” ou optar por seguir reclusa, como o foi desde o nascimento.

   Como sempre, Dr. Paley insiste na necessidade da jovem ser internada em seu Hospital, alegando, inclusive, que os Drs. Jerome e Paula se envolveram emocionalmente com a paciente, prejudicando-a.  A uma certa altura, Nell se levanta e, com a ajuda de Jerry, faz uma série de considerações sensatas, levando o juiz a decidir por sua permanência ao lado de Jerry e Paula.


    Cinco anos se passam.  Já casados e com uma pequena filha, Ruthie, Jerry e Paula chegam à floresta para a comemoração de mais um aniversário de Nell que, agora, vive sozinha.  Uma vez lá, encontram vários amigos, entre os quais se acham o xerife Peterson e sua mulher.


NELL: UM PARECER:

    O filme ajuda a compreender a teoria de Vygotsky quando mostra como a linguagem vai dando forma ao pensamento e a relação entre as interações humanas, a aprendizagem e o desenvolvimento.


    A teoria do desenvolvimento intelectual de Vygotsky, sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria, tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social.


    O conhecimento que permite o desenvolvimento mental se dá na relação com os outros, é uma troca dialética, no filme é possível observar que não só Nell  aprende coisas novas, mas também o médico e a psicóloga aprendem coisas novas com Nell.
Para Nóvoa (1997, p.26): “A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando.”


    Vygotsky observa que o indivíduo apresenta em seu processo de desenvolvimento um nível que ele chamou de real e outro de potencial ou proximal. O real refere-se as etapas já alcançadas pelo indivíduo, ou seja, as coisas que ele consegue fazer sozinho. Já o potencial diz respeito à capacidade de desempenhar tarefas com ajuda dos outros, isso quer dizer que a criança está inserida num contexto social e seus comportamentos são frutos do processo de relações interindividuais, cabe então fazer com que o indivíduo avance na sua compreensão do mundo a partir do desenvolvimento consolidado, pois o convívio pressupõe uma aprendizagem social.

    Segundo Vigotsky o desenvolvimento mental humano não é imutável e universal, não é passivo, nem tampouco independente do desenvolvimento histórico e das formas sociais de natureza humana. A cultura é, portanto, parte constitutiva da natureza humana, já que sua caractrística psicológica se dá através da internalização dos modos historicamente determinados e culturalmente organizados de operar com informações.


    A linguagem é um signo mediador por excelência, pois carrega em si conceitos generalizados e elaborados pela cultura humana. Emtende-se assim, que a relação do homem para com o mundo não é uma relação direta do homem com a realidade, mas é mediada por meios que se constituem nas ferramentas auxiliares da atividade humana.  A linguagem tem papel de destaque no processo do pensamento. Sermos humanos é mais do que pertencemos a uma espécie de seres com determinada biologia e estrutura corporal: depende da participação em contextos sociais e culturais particulares, onde aprendemos formas de ser e de nos comportamos, assim tornamo-nos humanos através da aprendizagem de formas partilhadas e reconhecíveis de ser e de nos comportarmos. Tudo isto, nos leva a concluir que o papel das interacções sociais é fundamental no desenvolvimento humano.


NELL: ALGUMAS QUESTÕES QUE PODEM DERIVAR DO FILME:

 

Qual a importância do contato social na infância?
Qual a importância da construção social do sujeito?
Como a personalidade é formada?
O que é inato, o que se aprende?"




Veja abaixo o Trailer do Filme Nell:





Artigos Relacionados