( 7 Votes )

Os aparelhos do condicionamento operante

Os aparelhos do condicionamento operante

   Os aparelhos condicionantes de Skinner trouxeram-lhe fama entre os psicólogos, mas foi o "berço automático", aparelho para automatizar as tarefas de cuidar dos bebês, que lhe rendeu a notoriedade pública (Benjamin e Nielsen-Gammon, 1999). Quando Skinner e a esposa resolveram ter um segundo filho, ela disse que os dois primeiros anos do bebê requeriam muito trabalho; assim, Skinner inventou um ambiente mecanizado para aliviar as tarefas rotineiras dos pais. Embora fosse disponível comercialmente, o berço automático não obteve êxito. A filha de Skinner, driada nesse berço, aparentemente não apresentou efeitos negativos da experiência.
   

   Skinner descreveu o aparelho pela primeira vez na revista Ladies Home Journal em 1945 e, mais tarde na autobiografia. Era:


   um espaço para viver do tamanho de um berço ao qual chamamos de "bebê conforto". As paredes eram à prova de som e havia uma grande janela pintada. O ar entrava por filtros instalados na base e, depois de aquecido e umidificado, circulava por todos os lados e todas as bordas de uma lona bem esticada que servia de colchão. Uma espécie de tira de lençol com cerca de nove metros de comprimento passava sobre a lona, e uma parte limpa sua podia ser encaixada no lugar em alguns segundos. (Skinner, 1979, p. 275.).

 

   Outro equipamento apresentado por Skinner foi a máquina de ensinar, inventada na década de 1920 por Sidney Pressey. Infelizmente para ele, o aparelho era moderno demais para sua época, e não houve interesse em continuar a sua comercialização (Pressey, 1967). Talvez as forças contextuais tenham sido responsáveis tanto pela falta de interesse, na época, como pelo ressurgimento entusiástico do mecanismo, mais ou menos 30 anos depois (Benjamin, 1988). Pressey introduziu a máquina, prometendo que ela ensinaria os alunos em um ritmo mais rápido, exigindo, assim, menos professores nas salas de aula. Na época, no entanto, havia excesso de professores e não existia pressão pública para a melhoria do processo de aprendizagem.

 

   Na década de 1950, quando Skinner promoveu um equipamento semelhante, havia falta de professores, excessos de estudantes e pressão pública para a melhoria da educação, para que os Estados Unidos pudessem competir com a União Soviética na corrida espacial. Skinner resumiu o seu trabalho nessa área no livro The technology of teaching (1968). As máquinas de ensinar foram amplamente empregadas nas décadas de 1950 e 1960, até serem substituídas pelos métodos de ensino por computador.
   

   Durante a Segunda Guerra Mundial, Skinner desenvolveu um sistema de orientação para guiar as bombas lançadas dos aviões de guerra sobre alvos específicos em terra. Na ponta dos mísseis, ficavam pombos condicionados a dar bicadas ao avistarem o alvo. As bicadas afetavam o ângulo das alheias dos mísseis, permitindo, assim, mirar corretamente o alvo. Skinner demonstrou alto grau de precisão da capacidade dos pombos de atingir o alvo. Todavia o exército americano pareceu não se impressionar e recusou-se a incorporar os pombos ao arsenal de artilharia (Skinner, 1960).


Condicionamento Operante

   O Condicionamento Operante - Várias gerações de estudantes de psicologia estudaram o experimentos de Skinner sobre o condicionamento operante e como diferem do comportamento respondente investigado por Pavov. Na situação de condicionamento pavloviano, um estímulo conhecido é parado com outro estímulo sob condições de reforço. A resposta comportamental é eliciada por um estímulo observável e Skinner chamou-a de comportamento respondente.


   O comportamento operante ocorre sem qualquer estímulo antecedente externo observável. A resposta do organismo parace ser espontânea, ou seja, não realcionada com qualquer estímulo observável conhecido. Isso não significa que não haja um estímulo que elicite a resposta, mas que não é detectado quando ocorre a resposta. No entanto, na visão do observador, não existe estímulo porque ele não aplicou e não consegue vê-lo.

Veja artigo "Condicionamento Operante" completo





Artigos Relacionados